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Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brazil

Nossa história

O GEPELID nasce na Baixada Fluminense no Campus de Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Desdobra-se do GRUPIs – Grupo de Pesquisas Infâncias até os 10 anos a partir da opção de alguns de seus pesquisadores por um referencial teórico metodológico Bakhtiniano. Tendo a infância como mote, ampliou sua atuação para pesquisas que se voltam também à formação docente. Atualmente o GEPELID é composto por doutoras, doutorandas, mestres, mestrandas, graduadas e graduandos, e discentes em Iniciação Científica.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

PROJETO DE PESQUISA - 2014 - 2018

 2014 - 2018

A construção da subjetividade da criança negra num contexto de implementação da lei 10639/03
Descrição: O Projeto ?A construção da subjetividade da criança negra num contexto de implementação da lei 10639/03? está inserido no Grupo de estudos e pesquisa sobre linguagem e diferenças ? GEPELID que faz parte do Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Nosso objetivo é perceber como a infância vem sendo vivida dentro do cotidiano das instituições educacionais. Um dos aspectos que destacamos para tal é analisar se a prática de uma educação antirracista contribui para relações entre pares que revelem uma alternativa que escape à outremização (Spivak,1987) Assim, a questão da construção da subjetividade da criança negra e de como nos espaços educativos podem influenciar nesse processo é o eixo escolhido, nesse momento, para adentrar na vivência das práticas pedagógicas voltadas às crianças pequenas. Alguns diálogos teóricos nos apoiarão nessa empreitada. Inicialmente, buscamos abordar a questão da diferença dialogando com os estudos pós-coloniais, especialmente com Bhabha (1998) e Fanon (2008). Em seguida, consideramos relevante abordar as propostas de educação antirracista representadas pela Lei 10.639/03 e as orientações para sua implementação. Por fim, apresentaremos a maneira como concebemos a subjetividade, articulada à linguagem e à dimensão sociocultural na qual estão inseridos os sujeitos. Metodologicamente a pesquisa se dará sob a forma da observação participante, em turmas de crianças da Educação Infantil durante os anos de 2015 a 2017..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Flavia Miller Naethe Motta - Coordenador / Carlos Roberto de Carvalho - Integrante / Aline Dutra Vasconcelos - Integrante / Ilka Monique da Costa Lima - Integrante / Renata Lopes Machado - Integrante / Gisele Santos Chagas - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.